Mente Dispersa

Fragmentos de ideias. Paixões.
Curiosidades ou banalidades. Sem pretensões.


segunda-feira, outubro 17, 2005

Novos projectos na Blogosfera.

Envolvi-me no mundo do “Blogger” mais por curiosidade do que por outra coisa qualquer. Não me cativava muito a ideia de manter um diário on-line sobre que tema fosse. Ao princípio fui participando timidamente, comentando aqui e ali. Acabei por me viciar nisso. Afinal é mais uma de muitas oportunidades de conhecer e manter o contacto com pessoas interessantes e amigos. Resolvi-me por criar o meu primeiro “blog” apesar de não saber sobre que temas escreveria nele. Optei por algo que me dizia respeito e decidi por temas ligados à área tecnológica mas com alguma ligeireza. Esse “blog” não foi longe! Por questões pessoais e profissionais tive de abdicar de algum tempo e dedicação ao "blog". Passou algum tempo e o stress do dia-a-dia começou a fazer a sua cobrança. Senti a necessidade de libertar um pouco desse cansaço acumulado e regressei ao mundo da Blogosfera. Uma forma quase inofensiva de desabafar, de deitar cá para fora alguns dos problemas que massacram uma pessoa. Era óbvio que o meu “blog” original não tinha essa finalidade, e lembrei-me de criar um que fosse apenas um repositório das minhas ideias desgarradas, (tentando evitar qualquer referência directa à minha pessoa). Não só desabafei como comecei a tirar prazer de uma escrita solta sem qualquer pressão, de tal maneira, que acabou por evoluir para uma escrita mais organizada, reflectindo alguns dos meus gostos pessoais, nomeadamente a literatura de fantasia. Com o tempo apercebi-me que esse tipo de leitura era um pouco maçuda, não adequada para a ligeireza com que trato o Mente Dispersa, e assim criei um novo “blog”: Crónicas de Ephidor.


Bom, e agora que cheguei a esse ponto, tenho pensado cada vez mais em ganhar alguma rotina na escrita dos meus “blogs”. Não só reforçar o que já tenho, como também retomar ideias antigas, e começar novos projectos. Desde já estou com vontade de reanimar velhinho blog Plexar, prevendo algumas actualizações ao nível de conteúdo temático. Também pretendo dar um empurrão nas Crónicas de Ephidor, e dividi-lo em duas ou três linhas de narrativa. Ainda nessa área temática das minhas crónicas, penso publicar algumas das minhas ideias e rascunhos sobre o mundo da aventura, ficção interactiva, livros de rol, aventuras de texto, e de tudo um pouco que fui conhecendo ao longo dos anos. Será o “blog” Jogos de Aventuras, que vai ter uma ligação com outro “blog” dedicado somente ao meu primeiro computador, o ZX Spectrum da Sinclair, que me trouxe o gostinho pela programação, curiosamente através de programas de aventura. Finalmente, o meu ultimo “blog” que criarei será um dedicado somente à programação e aos meus projectos pessoais, e tudo aquilo que codifiquei e fui acumulando no meu disco.


Enfim, é um projecto ambicioso, se mal tenho tempo para a minha vida profissional e pessoal, como poderei manter tantos blogs? Bom, como tinha dito antes, é tudo uma questão de conseguir uma rotina na escrita. O resto fluirá naturalmente. Mas também tenho de ser honesto! Tanta vontade não surge apenas no meu desejo de expor as minhas ideias e de partilha dos meus conhecimentos. Existe uma razão material que complementa essa vontade de partilha. Tenho experimentado nas minhas páginas, o Google AdSense, uma forma de fazer publicidade bastante discreta e inteligente. Muito à frente dos banners de publicidade mais tradicionais. E com o tráfego gerado nos meus blogs fui-me apercebendo que posso ganhar alguns cêntimos com aquilo que tiro prazer. Não sinto qualquer censura da minha parte em pôr publicidade nos meus blogs, afinal estou a expor parte da minha intimidade, a exibir alguma da minha escrita sem qualquer restrição e a partilhar alguma da minha experiência profissional. Bem sei que não vou ficar rico, mas qualquer cêntimo de euro que ajude a pagar a minha largura de banda é sempre bem-vindo.


Bom, agora é uma questão de tempo até ganhar essa rotina e pôr em funcionamento os meus blogs. Para quem os ler, espero que gostem e tirem proveito deles! Boa leitura!

4 Comments:

Blogger Sandra B. N. said...

sim, ter mtos blogs exige disciplina e tempo, mas se o bichinho da escrita existir, nada de impedirá de conseguir mant-los a todos! ;)

e isso do adsense funciona?? eu já tive num blog há tempos e nem 1 cêntimo fiz...

6:49 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Olá Filipe, espero que vc esteja bem. Gosto muito do seu blog, mas agora estou de férias e raramente acesso a internet. Prometo que na volta (finalzinho de novembro) passo por aqui. :)
Bjos

12:02 da manhã  
Blogger Filipe Veiga said...

Olá Angel! Já estava a sentir a falta dos seus comentários!

Muito bem, espero que tenhas umas ótimas férias, e ficarei à espera dos seus comentários "pós-férias"!

Bjos!

12:32 da manhã  
Blogger Clara Gomes said...

Filipe, tenho uma amiga que está fazendo a dissertação de mestrado sobre Blogs. Vou falar pra ela dar uma visitada no seu blog! Tanta inspiração merece ser objeto de estudo...

Beijão!

4:42 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home