Mente Dispersa

Fragmentos de ideias. Paixões.
Curiosidades ou banalidades. Sem pretensões.


sábado, dezembro 03, 2005

Maracatu Atómico (1 de 2)

O prazer de viajar permite que o espírito se abra a novos horizontes e experiências, nas quais se podem destacar a descoberta de novas sonoridades. E a cidade maravilhosa, que transpira música por todos os poros, é o lugar ideal para se apurar o ouvido a elementos musicais que reflectem uma realidade bipolar de vem do profundo ser de cada um, da crueldade da pobreza das favelas até à beleza natural da cidade, ainda que ferida, mas abençoada pelo Cristo Redentor.

E não duvido que a música seja um curativo para a verdade crua da vida, e quanto aquela cidade é um paradoxo perdido nos problemas da vida, mas muito próxima do que poderia ser um paraíso na terra. Ou pelo menos assim me parecia, lá de cima, no Corcovado…

Acabei por regressar a Portugal ainda com a batida do samba, da bossa-nova, mpb (aquilo que eles designam como música popular Brasileira) e de outros estilos ainda ressoando na minha cabeça. Já conhecia os grandes Elis Regina, Tom Jobim, João Gilberto e Caetano Veloso, mas só estando lá se pode respirar a verdadeira essência dessa música.

Ficou um gostinho especial por Bossa-Nova, e por um acaso, foi aqui na Europa que descobri uma nova vertente da música brasileira: o brasilectro. Um mp3 que acidentalmente me caiu nas mãos, e a partir do qual surgiu uma nova paixão musical. Esse som comportava os elementos conhecidos e tradicionais do samba, da bossa nova, com as batidas e sonoridades electrónicas tipicamente europeias, juntando uma voz bela e quente de uma brasileira radicada na Holanda, ao talento de dois músicos europeus. Essa banda, que pelos vistos é pouco conhecida no Brasil, chama-se Zuco 103 e tem como vocalista Lilian Vieira, uma linda e carismática mulata com uma voz interessante!

(continua)

2 Comments:

Blogger Clara Gomes said...

E é claro que vc vai me mandar pela net a música, que estou já curiosa, né?

8:57 da tarde  
Blogger Filipe Veiga said...

Claro que mando, mas não sei se faz o teu género..!

Esta é mais uma banda mais conhecida no estrangeiro (Holanda) que no próprio Brasil...

7:30 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home